Perspectivas curriculares a partir do ENEM e da BNCC: uma análise por meio de questões de química do ENEM dos anos 2018 e 2019

Rafael Moreira Siqueira, Hálica Ramos Santos

Resumo


As atuais mudanças educacionais brasileiras, com aprovação de documentos norteadores do currículo, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), têm sido alvo de muitas discussões na sociedade. A BNCC tem o intuito de se tornar uma base para elaboração de currículos dos sistemas de ensino de esfera nacional e, associada à Reforma do Ensino Médio, determina novos rumos ao Ensino Médio, marcada pelo discurso da flexibilidade no currículo, protagonismo estudantil e educação integral. Esses documentos têm efeito direto no Ensino Médio e nos exames de larga escala, como no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Diante disso, e afunilando para Educação em Química, este estudo teve o objetivo de investigar como questões do ENEM se relacionam com os conteúdos químicos avaliados e com as competências e habilidades previstos em documentos curriculares como a BNCC e a matriz de referência do exame. Com base nesses objetivos, desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo, de cunho documental, cuja obtenção e análise de dados foi por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e cujo corpus de trabalho foram questões selecionadas das provas do ENEM de 2018 e 2019. Nas questões analisadas, identificaram-se os conteúdos químicos presentes e as devidas categorizações com as competências e habilidades dos documentos curriculares, nas quais percebeu-se um caráter muito disciplinar e fragmentado do ENEM. O exame não conseguiu avaliar integralmente o desenvolvimento das competências e habilidades pelos estudantes, pois poucos desses objetivos de aprendizagem estavam presentes nas questões analisadas. Ainda, relacionando as questões analisadas com as competências e habilidades dos documentos, demonstrou-se um grande foco na avaliação de objetivos de caráter procedimental, do saber fazer, aproximando os objetivos avaliados ao mundo do trabalho e a conhecimentos mais utilitaristas, caracterizando ainda as possibilidades curriculares do ENEM e, especialmente, da BNCC, como esvaziadas de conteúdos e de possibilidades de formação integral.

Palavras-chave


Competências; Habilidades; Currículo; Avaliação; Ensino de Química

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n2.12874

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
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    Texto em português, espanhol, inglês e francês
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    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
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I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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ISSN: 2525-8923

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