JEEDMA: a utilização de um jogo eletrônico educacional gamificado para o desenvolvimento da cognição numérica

Juliano Alessio da Silva, Marilia Bazan Blanco, Joao Coelho Neto

Resumo


Os jogos eletrônicos educacionais podem ser utilizados nas mais diversas formas de ensino, tanto em um contexto tradicional quanto com alunos com necessidades especiais, visto seu potencial para auxiliar no desenvolvimento da Cognição Numérica. Este trabalho tem como objetivo geral apresentar um jogo eletrônico educacional gamificado, denominado de Jogo Eletrônico Educacional em Matemática – JEEDMA, para auxiliar o desenvolvimento da Cognição Numérica. O encaminhamento metodológico utilizado foi o qualitativo para analisar a aplicação do jogo em crianças dos anos iniciais, a fim de analisar o desenvolvimento da Cognição Numérica. Diante das análises, se torna possível identificar que o JEEDMA contribuiu para o desenvolvimento da Cognição Numérica dos indivíduos dos anos iniciais, uma vez que o tempo gasto para conclusão das tarefas e a quantidade de erros para completá-las diminuíram ao longo do tempo de sua aplicação.


Palavras-chave


JEEDMA; jogo eletrônico educacional; Senso Numérico; Matemática

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n1.12765

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr