Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores
Ivanise Maria Rizzatti, Andrea Pereira Mendonça, Francisco Mattos, Giselle Rôças, Marcos André B Vaz da Silva, Ricardo Jorge de S Cavalcanti, Rosemary Rodrigues de Oliveira
Resumo
Uma das principais discussões em torno da modalidade profissional para a Área de Ensino reside na compreensão sobre o Produto Educacional (PE) e sua validação, considerando os critérios adotados pela CAPES para a Avaliação Quadrienal (2017-2020) da produção técnica-tecnológica (PTT). Em função dessa importância, durante o Seminário de Meio Termo da Área, em 2019, foram organizados Grupos de Trabalho (GT) de PE e Doutorado Profissional, que trabalharam de maneira integrada, com a finalidade de elaborar os conceitos em conjunto. A partir da definição de PE elaborada pela Área de Ensino, detalhamos algumas possibilidades de Produtos e Processos Educacionais que contemplam as tipologias já definidas em documentos da Área e que nesse trabalho foram organizadas tendo como referência o Relatório do GT Produção Tecnológica da CAPES de 2019. Assim, é apresentado neste artigo o relatório do GT com a compreensão sobre PE e uma proposta com critérios que visam à etapa de avaliação do Qualis Educacional. Com Seminário de Meio Termo e o estudo elaborado pelo relatório técnico da CAPES propomos um conjunto de conceitos que devem subsidiar a análise do PE. Esses conceitos são sintetizados em um modelo de formulário de validação com o objetivo de possibilitar uma validação unificada do PE por bancas de defesa de dissertação ou tese. Dessa forma, entendemos que uma discussão mais detalhada sobre PE pode conduzir a uma maior qualificação destes, permitindo que o trabalho desenvolvido nos Programas de Pós-graduação Profissionais tenha reflexos diretos na melhoria da Educação Básica.
Palavras-chave
Produtos Educacionais; Produção Técnica-Tecnológica; Programas de Pós-Graduação Profissionais
DOI:
10.3895/actio.v5n2.12657
Apontamentos
Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923