Contribuições de um espaço não formal para a promoção de ensino escolar contextualizado e interdisciplinar à luz da BNCC

João Gabriel Silva Silva, Reginaldo dos Santos

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada no segundo semestre de 2019, com o objetivo de destacar pontos que permitem considerar a Orla do Cais de Altamira-PA como um espaço não formal viável à prática de ensino de Ciências contextualizado e interdisciplinar, conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao pautar o ensino-aprendizagem de conteúdos escolares para o desenvolvimento de habilidades e competências. Além de usar procedimentos da pesquisa documental, como técnica e instrumento de coleta de dados, a pesquisa usou também a técnica da observação direta com roteiro semiestruturado e registro fotográfico sobre esse ambiente que é considerado pelos pesquisadores como um possível espaço não formal de ensino, aprendizagem e educação. Os resultados mostram que esse espaço apresenta importante potencial de contribuição para o ensino escolar por ser de fácil acesso e por apresentar elementos que podem facilitar a execução de planos de estudo sobre diferentes temáticas para serem abordados por meio de técnicas e estratégias pedagógicas diversas, em diferentes situações de ensino-aprendizagem escolar.

Palavras-chave


Ensino de Ciências; Espaço Não Formal; BNCC

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n1.12611

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr