A presença de mulheres cientistas como temática em periódicos de química
Ingrid Nunes Derossi, Fernanda Luiza de Faria
Resumo
A relação entre gênero e ciência faz parte das inúmeras investigações que envolvem a mulher e o seu lugar na sociedade, dividindo debates com diferentes áreas e temáticas sexistas como a independência do corpo da mulher, feminicídio, equiparação salarial, patriarcado, entre outros. Assim sendo, o presente trabalho investigou como a temática “mulheres na ciência” está sendo abordada em artigos publicados em alguns dos periódicos do ensino de química. Para isso, foi realizada uma pesquisa estado da arte baseada em cinco periódicos no período de 2009 a 2019, sendo elas: Química Nova na Escola; Química Nova; Revista Virtual de Química; Educación Química; e Debates em Ensino de Química. Os trabalhos que discutiam a temática foram lidos na íntegra. Os dados foram analisados mediante a Análise de Conteúdo de Bardin, emergindo categorias a posteriori e interpretados à luz de referenciais teóricos sobre gênero e ciência. Foram encontrados nove trabalhos que levaram a formação das categorias: Mulher associada a uma figura masculina; Biografia e Atuação Profissional; Cientistas que atuaram em causas feministas; Questões sexistas nas ciências. A maioria dos trabalhos estavam vinculados à apresentação da biografia e da atuação profissional das mulheres cientistas, sendo poucos trabalhos os que discutem sobre as questões de gênero na ciência. As cientistas citadas foram: Marie Curie, Marie-Anne Lavoisier, Dorothy Crowfoot Hodgkin, Annie Bestain, Lise Meitner, Lucia Tosi, sendo a primeira a mais citada. O trabalho apontou a temática de mulheres na ciência como um caminho promissor para futuras pesquisas e mostrou a necessidade de discussão de mulheres cientistas que permeiam o século XXI.
Palavras-chave
Mulheres na Ciência; Química; Estado da Arte
DOI:
10.3895/actio.v6n1.12462
Apontamentos
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923