Seguindo o rastro do tempo: um estudo ator-rede de performances de práticas de ensino de licenciandos em ciências biológicas

Bruno Venancio, Gabriel Menezes Viana, Fábio Augusto Rodrigues e Silva

Resumo


Neste texto, apresentamos resultados de uma pesquisa que investigou performances em uma disciplina denominada “Prática de Ensino de Ciências”, em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade situada no estado de Minas Gerais. Com referências nos estudos de Sørensen e Latour, entendemos como performances os agenciamentos entre atores humanos e não humanos e os movimentos decorrentes destes, os quais permitem atingir um determinado fim. Os dados da pesquisa foram coletados por meio da observação-participante com registro em caderno de campo, em áudio e em vídeo, em um total de nove aulas, no período de agosto a outubro de 2017. A disciplina observada estava localizada no sexto período do curso, porém contava com a participação de estudantes de outros períodos. Em nossas análises, identificamos que as performances das práticas de ensino foram compostas por entidades com as quais os licenciandos interagiam em seus planejamentos de aulas. Uma delas, o tempo, foi seguida nas modulações verbais que levaram os professores em formação a se moverem ao passado, presente e futuro. Além disso, atores humanos e não humanos figurados nessas performances de aulas fizeram emergir uma escola imaginada por eles, a qual contingenciava suas ações. Se, por um lado, isso ofereceu possibilidades de se flexibilizarem os planejamentos de aula adequando-os às diferentes realidades escolares, por outro, limitou, impediu, fragilizou e/ou conferiu certa angústia às suas possibilidades de atuação no contexto escolar. Destacamos a relevância de disciplinas acadêmicas como a investigada, uma vez que se configuram enquanto espaço-tempo curricular especial em programas de formação de professores, nos quais se permite melhor compreender os complexos e intricados processos de preparação para a docência.

Palavras-chave


Teoria Ator-Rede; Prática de Ensino; Formação de Professores.

Texto completo:

PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v5n3.11915

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr