CTS nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagens para a temática água

Raimunda Leila Jose da Silva, Roseline Beatriz Strieder

Resumo


Diante da defesa pela formação de cidadãos capazes de fazer uma leitura crítica da realidade, na perspectiva de Paulo Freire, e de que essa deve ser iniciada nos primeiros anos de escolarização, neste trabalho é discutida uma proposta de intervenção curricular, para os anos iniciais do ensino fundamental, balizada pelos pressupostos da Educação em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e centrada na questão da água. A pesquisa que delineou o estudo foi a de abordagem qualitativa por entender que esta apresenta um desenho flexível, aberto e mantém o rigor investigativo em seu desenvolvimento. Além de uma análise de como essa temática é apresentada em documentos oficiais brasileiros direcionados ao ensino de Ciências nos anos inicias do ensino fundamental, são apresentadas abordagens possíveis de serem realizadas nesse contexto. Espera-se, com isso, contribuir para o universo de investigações preocupadas em contemplar os pressupostos da educação CTS nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva do desenvolvimento de compromissos sociais por parte dos estudantes.

Palavras-chave


Ensino de Ciências; Ensino Fundamental; CTS.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v5n2.11778

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr