O desenho e a escrita como elementos para o desenvolvimento da alfabetização científica: análise das produções dos estudantes de um clube de ciências
Resumo
Este estudo objetiva analisar os indicadores de Alfabetização Científica evidenciados nas produções de desenho e escrita desenvolvidos por estudantes do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz, durante uma atividade experimental investigativa. A investigação está fundamentada em uma abordagem qualitativa, sendo utilizada a Análise de Conteúdo para interpretação de 31 registros. O espaço analisado é considerado um ambiente não formal destinado ao ensino, pesquisa e extensão de ações didáticas voltadas às Ciências e Matemáticas. A atividade experimental investigativa aplicada foi intitulada “Problema da Água que não Derrama” e explorou propriedades ligadas à tensão superficial da água. A partir da análise dos registros, conseguimos compreender como os estudantes constroem e expõem o conhecimento científico envolvido na sequência de ensino investigativo, explorando o problema proposto, os materiais utilizados, a organização e raciocínio de ideias a cada etapa da atividade, bem como as explicações a aproximações com cotidiano do fenômeno envolvido no experimento. Os indicadores de Alfabetização Científica evidenciados foram a seriação, organização e classificação de informações, assim como o raciocínio lógico e proporcional, justificativa, previsão e explicação. Assim, compreendemos que as duas formas de linguagem colaboram para que estudantes consigam compreender e discutir a Ciência de maneira consciente e reflexiva, engajando-os no processo de Alfabetização Científica.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v5n3.11766
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923