Divulgando astronomia no ensino fundamental por meio de um planetário móvel

João Paulo da Silva Melo, Samuel William de Paulo Oliveira, Alessandro Damásio Trani Gomes, Fernando Otávio Coelho

Resumo


Neste trabalho, descreve-se atividades desenvolvidas no âmbito de um projeto de extensão destinado à divulgação científica em Astronomia. Analisa-se também os resultados de uma pesquisa que discute o contato e o conhecimento prévio em Astronomia de 154 alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental de escolas da rede pública de cidades da região do Campo das Vertentes de Minas Gerais, e busca identificar manifestações espontâneas de aprendizagem decorrentes das sessões de cúpula realizadas com um planetário móvel. Os participantes responderam a questionários antes e um dia após a sessão de cúpula. Os resultados sugerem que a atividade extensionista realizada foi bem-sucedida, tendo um índice de aprovação superior a 98% e com mais de 93% dos participantes conseguindo mencionar, corretamente, algo que avaliaram ter aprendido com a atividade desenvolvida. Com base nos resultados obtidos, são discutidas as implicações educacionais e propostas novas possibilidades de pesquisa na área.

Palavras-chave


Planetário; Extensão universitária; Educação não formal.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v5n3.11600

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

A ACTIO adota licenciamento  Creative Commons do tipo CC-BY 4.0

Redes Sociais:

facebook                             


                   


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr