O ensino de botânica na formação de professores de biologia: por que é urgente reformular teoria e prática?
Resumo
A formação inicial dos professores, exige um esforço reflexivo para que a organização institucional e pedagógica dos cursos de graduação, sobretudo das licenciaturas, oriente-se na simetria invertida desse profissional: quando se prepara para ser professor, este vive o papel de aluno. Isto posto, a formação inicial deve referenciar-se nas normativas legais e recomendações pedagógicas da Educação Básica. O ensino de assuntos convergentes ao tema Botânica esbarra na indisposição dos docentes, que em sua maioria sentem-se inaptos a ministrarem tais conteúdos. Trata-se de um ciclo vicioso: professores que tiveram formação insuficiente em botânica reproduzem o enfado exercício de se aprender sobre plantas. O presente artigo se debruça em questionamentos que derivam dessa problemática e objetivou a proposição de atividade investigativa, por meio da aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABPR) visando o aprofundamento de conceitos em Fisiologia Vegetal por ingressos do Curso de Ciências Biológicas. Nesse sentido, o estudo é de base qualitativa, calcado em pesquisa-ação com aplicação de metodologia ativa no estudo de Nutrição Mineral. Os sujeitos da pesquisa compreendem estudantes da disciplina de Fisiologia Vegetal do 4º período do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo. A atividade se divide em duas etapas: produção de um modelo didático sobre Nutrição Mineral e; aplicação do modelo desenvolvido com as turmas subsequentes do curso. Pelo estudo proposto salienta-se que a opção por modelos didáticos, contribui para a ampliação dos conhecimentos prévios em conhecimentos científicos, dentro de uma lógica ativa e invertida de aprendizado: primeiro se experimenta, depois se teoriza. A experiência apresentada corrobora para um contra movimento que silencia e torna invisível a importância das plantas como componentes ativos dos sistemas biológicos e sociais, pelo anúncio de uma proposta metodológica ativa e investigativa. De que te serve aprender Botânica? parece um questionamento não restrito aos alunos da Educação Básica. Entretanto, distanciando-nos do pessimismo que nos confinam as denúncias, a Botânica certamente serve para compreender.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v6n1.11490
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923