Depressão na esfera escolar: um relato de experiência sobre a perspectiva de alunos de ensino médio a respeito da depressão na escola
Resumo
A depressão é uma doença mental que tem afetado cada vez mais pessoas ao longo dos anos, apresentando estatísticas alarmantes. Em 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS), informou que, ao todo, cerca de 322 milhões de pessoas sofrem da doença mundo afora, de forma que esses dados vem preocupando tanto órgãos públicos da saúde, quanto a mídia e, sobretudo, o meio acadêmico. Contudo, a maioria das pesquisas que permeiam o tema na área educacional abordam a perspectiva dos professores. Desta maneira, o presente artigo busca dar voz aos alunos e conhecer as suas experiências durante o período do Ensino Médio, no que diz respeito a depressão em sala de aula. Para isso, o presente trabalho se baseia em autores da área de Psicologia (BAHLS; BAHLS, 2002) e da educação (MANTOAN, 2003) para discutir os conceitos acerca da depressão e da educação inclusiva. Com base no artigo “A visão do professor do ensino regular em relação à depressão: Uma formação necessária” (2016) escrito por Izovania Andrade e publicado pela Secretaria da Educação do Estado do Paraná (SEED/PR), a partir do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), foi elaborado um questionário de caráter qualitativo e quantitativo, o qual foi compartilhado via internet. Este questionário teve o propósito de verificar se as práticas sugeridas pelo documento têm sido, de fato, executadas nas escolas. No final da pesquisa, é possível atestar que a visão dos alunos com depressão é, na maior parte do tempo, desprezada pelos professores, uma vez que os funcionários da escola não interpretam corretamente e também distorcem a visão dos discentes. Por fim, faz-se necessário que os docentes voltem sua atenção à esses indivíduos, levando em conta sua bagagem cultural, social e histórica, além de compreendê-los em sua integridade. Ao lutar pela integração efetiva dos alunos com depressão, será possível contribuir, então, para a diminuição dos índices preocupantes que relacionam a doença com a escola.
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PDFADOI: 10.3895/actio.v1n1.10899
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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
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ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
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I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
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ISSN: 2525-8923