A matemática do bullying: uma intervenção pedagógica
Resumo
O seguinte trabalho retrata uma proposição realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001, em que apresentamos a Intervenção Pedagógica, uma das atribuições dos bolsistas, discentes da Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná -UTFPR-CT, do Programa Residência Pedagógica, a qual foi implementada no Colégio Estadual Santa Cândida, CT/PR. A necessidade da implementação dessa intervenção pedagógica ocorreu devido aos problemas de bullying relatados e constatados no colégio durante o 2º semestre de 2018, período em que os residentes iniciaram as atividades do Programa nesta escola. Com a finalidade de promover a sensibilização e conscientização dos estudantes para que fosse possível minimizar os casos de bullying, especialmente nas turmas dos nonos anos em que os relatos de práticas ofensivas foram mais frequentes, os residentes em ação conjunta com a professora preceptora Glaci Walesko, elaboraram uma intervenção em que os alunos puderam participar ativamente e refletir sobre o tema Bullying -no Brasil também conhecido como intimidação sistemática-, utilizando-se de conteúdos matemáticos, além de analisar dados obtidos através de uma pesquisa quantitativa realizada com os próprios estudantes, para tomar conhecimento sobre o que os alunos entendiam a respeito do tema. Após a pesquisa e a análise dos dados obtidos, iniciou-se o projeto de tratamento da informação e conscientização. Foram utilizados, além de outros conteúdos matemáticos, gráficos, regra de três, porcentagem, construção angular e interpretação de texto, para que os alunos pudessem comparar as informações obtidas, refletir e perceber quão significativo foram os números encontrados através da pesquisa, tendo em vista que esses resultados retratam a própria realidade que vivenciavam na escola. Os resultados também evidenciam que o processo de conscientização deve partir de toda a comunidade escolar, dos próprios alunos e principalmente, de seus pais, pois boa parte das atitudes dos estudantes são reflexos da sua vida familiar. Dessa forma, o grande destaque entre os objetivos dessa Intervenção Pedagógica foi de impactar os alunos, para que fossem tocados a desenvolver novas atitudes e formas de relacionarem-se, tornando o colégio um espaço mais confortável e receptivo a todos.
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PDFADOI: 10.3895/actio.v1n1.10866
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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
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ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
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Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923