Física em contextos: aspectos de aprendizagem em ações educativas no ensino médio
Resumo
Em reação às críticas à memorização de definições e de procedimentos de resolução de exercícios específicos, situam-se as defesas de abordagem de contextos no ensino de Física. Neste relato de experiência, a perspectiva propositiva e analítica pertinente a essas associações com contextos adquire caráter direcionado à aprendizagem. O presente trabalho foi desenvolvido no Programa de Residência Pedagógica de Física, em um colégio público da região de Curitiba-PR, com duas turmas de segundo ano do Ensino Médio, abrangendo os conteúdos de Oscilações, Ondas e Acústica e Termodinâmica, abordados nos dois primeiros bimestres letivos, entre março e julho de 2019. As ações realizadas perpassaram pressupostos de estudos das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), História e Filosofia da Ciência (HFC) e aprendizagem significativa, articulados em termos de abordagem de contextos. Ao se trabalhar com os conteúdos em sala de aula, buscou-se uma abordagem metodológica que viabilizasse elementos de domínio empírico-concreto para estabelecimento de relações, avançando em termos de associações com atributos essenciais de conceitos. Esses elementos foram propiciados com a vinculação a contextos de produção e utilização de conhecimentos científicos e tecnológicos, considerando saberes prévios expressados pelos alunos. Pretendia-se a atribuição de significado e sentido aos conteúdos escolares, mobilizando a disposição do estudante para aprender, com ênfase em discussões e atividades experimentais. A avaliação das ações empreendidas se deu por meio de relatórios elaborados pelos residentes após as aulas, compreendendo aspectos de estabelecimento de relações; e por alunos após as atividades experimentais. A análise dos dados se deu de forma estatística e qualitativa, conforme as particularidades das informações. Em considerável número de relatos de discentes, estes expressaram que conseguiram compreender conteúdos da disciplina e perceber que as entidades físicas envolvidas não eram meros elementos abstratos. Relações entre conteúdos e aspectos contextuais e vinculando atributos essenciais de conceitos podem ser inferidas a partir da análise dos relatórios de experimentos. Os alunos expressaram percepções positivas sobre as ações desenvolvidas, particularmente as atividades experimentais, e aspectos científicos e tecnológicos envolvendo contextos. Contudo, houve alunos desinteressados e outros que durante as atividades experimentais estavam apenas preocupados com as notas advindas dos relatórios. Com o decorrer das aulas, foi possível perceber uma ampliação na participação e interesse dos alunos e uma maior aproximação dos mesmos em relação à Física.
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PDFADOI: 10.3895/actio.v1n1.10828
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do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
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ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
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Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923