O ensino de tecnologias digitais no âmbito escolar: concepções de estudantes do ensino fundamental

Stephanie Johansen Longo Basso, Vinícius Pinheiro Gordia, Marcelo Souza Motta

Resumo


Neste artigo, analisamos as concepções iniciais de tecnologias digitais e suas relações com o ambiente escolar apresentadas por alunos do Ensino Fundamental, durante uma intervenção em uma escola da rede privada de ensino da região metropolitana de Curitiba-PR. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, sendo utilizado questionário aberto como instrumento de pesquisa, o qual atendeu alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental. As perguntas foram organizadas na perspectiva de abordar quais os significados de tecnologia presentes nas concepções iniciais dos estudantes e também quais as relações destas tecnologias com o ambiente escolar, tentando abranger a visão de sua utilização em sala de aula pelos professores. Para além da utilização pelos professores, buscou-se compreender se a sua inserção e uso no cotidiano escolar é benéfico para os processos de ensino e aprendizagem, além de destacar se há utilização das tecnologias digitais para fins de aprendizagem fora do ambiente escolar, buscando a fim de exprimir quais os meios de utilização. Foram analisadas 23 respostas de alunos, com faixa etária entre 12 a 14 anos, de uma escola da rede privada no município de Fazenda Rio Grande. Conjecturou-se que, embora o uso das tecnologias digitais esteja presente, há evidências de que os estudantes apresentam uma visão subjetiva e, de certa forma, negativa em relação à sua utilização. Tal visão justifica-se pela preocupação de tornar-se algo viciante ou promotor da falta de atenção e concentração. Observou-se também, que o uso das tecnologias ocorre com pouca incidência no ambiente escolar e de forma restrita em apenas algumas disciplinas e, desta forma, apresenta-se de maneira equivocada em relação a sua utilização, aplicabilidade e principalmente seu potencial pedagógico. Não obstante às visões iniciais estereotipadas, alguns estudantes relacionaram, na prática escolar, o uso das tecnologias não como meio para ensino e aprendizagem, mas como ferramenta de trabalho para o professor, trazendo como exemplos o uso do computador e o acesso à internet para realizar a chamada, preencher relatórios obrigatórios e a utilização de slides para exposição de conteúdos. Por fim, notou-se que mesmo imersos em uma realidade dependente da tecnologia, os alunos apresentam certa resistência ou insegurança na utilização dessa tendência educacional, bem como, a não prospecção do que ela pode acrescentar ao ensino ou até mesmo fora da esfera escolar.

Palavras-chave


Estudo qualitativo; Tecnologias Digitais; Questionários; Cotidiano Escolar

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v1n1.10804

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr