Experimentando ciência: análise de um curso de formação continuada para professores do ensino fundamental
Alesandra Rafael Oliveira, Joanez Aparecida Aires
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar se e como o curso “Experimentando Ciência” destinado a formação continuada de professores de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental, pode respaldá-los teórica e metodologicamente para o desenvolvimento de experimentos nas aulas de Ciências Naturais. Compreende-se que o Ensino de Ciências deve abrir espaço para o ensino experimental investigativo como uma intervenção didática capaz de introduzir reflexões sobre o fazer científico no ambiente escolar, no intuito de contribuir para o processo de Alfabetização Científica dos estudantes. Como metodologia optou-se pelo Estudo de Caso com abordagem qualiquantitativa, fundamentada por Freitas e Jabbour, (2011). Os instrumentos para constituição dos dados foram compostos por questionário, observação direta do curso, com registro em diário de bordo, análise do material e dos experimentos realizados com os estudantes do Ensino Fundamental nas aulas de Ciências Naturais disponibilizados na “Sala Google”, uma plataforma virtual de interação entre universidade e escola. As atividades de experimentação permanecem no ambiente virtual de aprendizagem durante toda a formação e também posteriormente como forma de compor um banco de dados para pesquisa e apoio ao planejamento dos (das) professores (as). Para análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo proposta por Bardin, (2004). Os resultados demonstram que uma das maiores preocupações do grupo de professoras é com a falta de laboratório para a realização do trabalho com experimentos, também relataram que há dificuldade em adquirir materiais para a realização dos mesmos, além da necessidade de ampliar conhecimentos específicos da área de ciências. Todavia, a formação possibilita incorporar a dinâmica das aulas práticas pedagógicas de experimentação, por meio da utilização de materiais alternativos, até mesmo nas salas de aula convencionais. O curso foi considerado pelas professoras como uma oportunidade de adquirir e aprimorar conhecimentos teórico-práticos de apoio ao planejamento e enriquecimento das aulas de Ciências Naturais.
Palavras-chave
Ensino de Ciências; Experimentação Investigativa; Experimentando Ciência
Texto completo:
PDFA (English)
DOI:
10.3895/actio.v5n1.10755
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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
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ISSN: 2525-8923
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– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
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I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
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