Introdução ao texto acadêmico: uma proposta de intervenção didático pedagógica no ensino superior

Lara Miranda Rodrigues, Letícia Taborda de Andrade

Resumo


O artigo foi inicialmente produzido no primeiro semestre de 2019 como um trabalho de conclusão para a disciplina de Projeto integrador: Tecnologia e Trabalho Docente, o qual tem como motivação as defasagens carregadas desde o Ensino Básico até o Ensino Superior em relação às capacidades de produção textual dos estudantes e da evidente necessidade de aprimoramento dessas habilidades. Nesse sentido, o presente trabalho tem como intuito realizar a análise, partindo dos critérios apresentados por Ribeiro (2010), do curso online Introdução ao texto acadêmico - 2ª edição, desenvolvido pela Profª. Drª. Silvana Silva pertencente ao repositório Lúmina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para tal, foi realizada em primeiro lugar uma revisão bibliográfica, que consistiu numa visita às concepções bakhtinianas de gênero (2011), à sistematização de tipologias textuais proposta por Koch e Fávero (1987) e às reflexões de Antunes (2003) sobre problemas gerais do ensino de produção textual na Educação Básica. Em seguida, empreendemos uma análise do objeto de aprendizagem, assim como a realização de uma proposta de intervenção didático-pedagógica, vinculada às atividades realizadas em disciplinas como a de Comunicação Oral e Escrita, ofertada semestralmente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), similar a outras tipicamente oferecidas no início dos cursos de graduação. Por fim, foram realizadas as análises e propostas, sugerindo aprimoramentos de diversas ordens, como de organização de conteúdo, de avaliação e de elementos técnicos da plataforma Lúmina.


Palavras-chave


objetos de aprendizagem; texto acadêmico; curso online; ensino de produção textual.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v1n1.10728

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr