Desafios na abordagem de conteúdos de física em curso de magistério

Daniel dos Reis Barbosa, Gilberto Luiz Fragoso Filho, Noemi Sutil, Marina de Lurdes Machado

Resumo


A abordagem de Ciências na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental agrega problematizações que perpassam concepções educativas e aspectos curriculares e metodológicos, abrangendo questionamentos sobre processos formativos de docentes atuantes nessas modalidades. Nesse cenário, discutem-se, neste relato de experiência, desafios à abordagem de conteúdos de Física e sobre aprendizagem, a partir de ações desenvolvidas em um curso de Magistério de uma instituição pública da cidade de Curitiba, Paraná, entre os meses de março a julho de 2019, no âmbito do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). As ações propositivas e analíticas envolveram pressupostos de aprendizagem significativa e associados a suposições básicas em grupos vinculadas a resistência à aprendizagem. Nas atividades educacionais foram enfatizadas relações entre conteúdos de Física e aspectos contextuais e entre atributos essenciais de conceitos, considerando os conhecimentos prévios dos discentes. Os dados analisados compreendem relatórios semanais elaborados por bolsistas do referido programa e documentos produzidos por discentes do curso de Magistério. Elementos de Análise de Conteúdo viabilizaram ações analíticas desse conjunto de dados. As análises apresentadas abrangem dois eixos: indícios de aprendizagem significativa de conteúdos de Física; disposição para aprender e suposições básicas. Verificaram-se indícios de aprendizagem significativa com estabelecimento de relações entre conteúdos de Física e aspectos de fenômenos e de situações e materiais cotidianos. As relações entre atributos essenciais de conceitos foram enfatizadas e reconhecidas por estudantes particularmente em ações com mapas conceituais, entretanto foram evidenciadas limitações nessa modalidade de associações. Aponta-se que as insuficiências de conexões entre conteúdos de Física e aspectos contextuais podem estar relacionadas com a falta de comprometimento de alguns estudantes nas atividades educacionais. No que se refere ao envolvimento em aprendizagem, destacam-se três episódios, em que se inferem suposições básicas de dependência, acasalamento e luta-fuga. Salienta-se que os embates entre residentes e discentes sobre aspectos de ensino e aprendizagem propiciaram oportunidades formativas docentes.


Palavras-chave


Formação de professores; Ensino de Física; Aprendizagem significativa

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v1n1.10714

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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