A metacognição nas pesquisas em educação: uma revisão a partir das teses e dissertações brasileiras
Resumo
O presente texto destina-se a apresentar um estudo desenvolvido junto a teses e dissertações brasileiras com objetivo de verificar a forma como a metacognição tem sido vinculada ao campo educacional. A problemática parte da diversidade de possibilidades de utilização da metacognição e o modo como a literatura nacional tem se valido dela, considerando as especificidades desta área. A questão norteadora do estudo foi: o que revelam as pesquisas brasileiras desenvolvidas no campo da Educação sobre metacognição? A partir da seleção de 22 teses e dissertações relativas ao período de 2013 a 2017, foram elencados um conjunto de categorias representando características dessas pesquisas que, por sua vez, apontaram os resultados do estudo. Dentre esses resultados mais significativos, estão: o reduzido número de trabalhos envolvendo a temática; a ênfase em processos relacionados a aprendizagem em Matemática; os estudos envolvendo expertise e sua vinculação com o pensamento metacognitivo; a predominância da abordagem qualitativa nas pesquisas; e, os escassos estudos aproximando a metacognição do domínio afetivo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v5n2.10676
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923