A metacognição nas pesquisas em educação: uma revisão a partir das teses e dissertações brasileiras

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Kymberly de Oliveira Schmitz

Resumo


O presente texto destina-se a apresentar um estudo desenvolvido junto a teses e dissertações brasileiras com objetivo de verificar a forma como a metacognição tem sido vinculada ao campo educacional. A problemática parte da diversidade de possibilidades de utilização da metacognição e o modo como a literatura nacional tem se valido dela, considerando as especificidades desta área. A questão norteadora do estudo foi: o que revelam as pesquisas brasileiras desenvolvidas no campo da Educação sobre metacognição? A partir da seleção de 22 teses e dissertações relativas ao período de 2013 a 2017, foram elencados um conjunto de categorias representando características dessas pesquisas que, por sua vez, apontaram os resultados do estudo. Dentre esses resultados mais significativos, estão: o reduzido número de trabalhos envolvendo a temática; a ênfase em processos relacionados a aprendizagem em Matemática; os estudos envolvendo expertise e sua vinculação com o pensamento metacognitivo; a predominância da abordagem qualitativa nas pesquisas; e, os escassos estudos aproximando a metacognição do domínio afetivo.


Palavras-chave


Metacognição; Pesquisas brasileiras; Estado do conhecimento

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v5n2.10676

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr