A percepção de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a vivência da pesquisa a partir de uma unidade de aprendizagem

Lorita Aparecida Veloso Galle, Mônica da Silva Gallon, Alessandra Tatiana Krause Silveira

Resumo


O presente artigo tem como objetivo compreender de que modo os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental percebem as vivências proporcionadas a partir de uma Unidade de Aprendizagem sobre a origem do planeta Terra e da vida existente nele, na perspectiva da pesquisa em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os participantes do estudo foram 23 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal do interior do Rio Grande do Sul. Durante dois meses uma Unidade de Aprendizagem sobre o tema foi desenvolvida, a partir dos interesses expressos em perguntas formuladas pelos próprios estudantes. Após o desenvolvimento da proposta, oito estudantes participaram de uma entrevista semiestruturada, gravada em áudio e, posteriormente transcrita. As respostas foram tratadas via Análise Textual Discursiva. Os resultados fornecem indicativos para assegurar a relevância de propostas metodológicas que valorizem os conhecimentos dos estudantes e seu protagonismo, bem como considerem os seus interesses expressos em perguntas.

Palavras-chave


Ensino de Ciências; Pesquisa em Sala de Aula; Unidade de Aprendizagem

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v4n3.10559

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