Ação social responsável: práticas de letramento científico e matemático nos anos iniciais do ensino fundamental

Adriano Santos de Mesquita

Resumo


Agir com responsabilidade social é um dos objetivos desejados aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Fomentar, por meio do ensino de Ciências e Matemática, tomadas de decisão conscientes objetivando o exercício da cidadania, permite às crianças atuarem de forma expressiva nos diversos contextos sociais dos quais fazem parte. Nesse âmbito, o presente estudo, de cunho qualitativo, na perspectiva da narrativa autobiográfica, tem como objetivo apresentar e analisar aspectos relativos à ação social responsável a partir de práticas de letramento científico e matemático desenvolvidas com uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental na cidade de Belém - PA. Para a produção do material empírico utilizo uma atividade interdisciplinar, adotada por mim, para criar um ambiente favorável às práticas de ação social responsável sob a ótica do letramento científico e matemático, além de rodas de conversa sobre as temáticas propostas, atividades escritas dos alunos e meus registros em diário de campo. Os resultados salientam que, ao proporcionar atividades de letramento científico e matemático em sala de aula, os alunos tendem a se posicionar com responsabilidade social em diferentes contextos da vida, o que lhes incita a tomadas de decisão consciente e ao efetivo exercício da cidadania.

Palavras-chave


Letramento científico e matemático; Narrativa autobiográfica; Responsabilidade social.



DOI: 10.3895/actio.v4n3.10522

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