Contribuições de recursos pedagógicos sobre câncer de pele para alfabetização científica no ensino fundamental

Patricia Marega, Marcelo Leite da Veiga, Maria Rosa Chitolina

Resumo


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA, 2018), crianças se expõem anualmente ao sol três vezes mais que adultos. Pesquisas indicam que a infância é uma fase particularmente vulnerável aos efeitos nocivos do sol e a exposição cumulativa e excessiva a ele durante os primeiros 10 a 20 anos de vida aumenta muito o risco de câncer de pele na fase adulta ou velhice. Diante disso, este estudo avaliou as contribuições do uso de recursos pedagógicos lúdico-interativos abrangendo o tema câncer de pele para a promoção da Alfabetização Científica de 184 alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas do campo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos. Foi realizada uma oficina, onde os alunos receberam uma cartilha, um folder e um flyer que abordavam o tema câncer de pele, com os quais interagiram e puderam levá-los para casa. Os instrumentos de coleta de dados foram: diário de campo, questionário e composição de um texto. O tratamento dos dados foi baseado em estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os recursos pedagógicos favoreceram a organização, apropriação e domínio de conceitos científicos básicos a respeito das causas, prevenção e identificação do câncer de pele. Também pôde-se evidenciar diversos indicadores de alfabetização científica, bem como a construção de sentido e significado, habilitando o aluno para agir e escolher com autonomia, fundamentado por conhecimentos científicos. Dessa forma, espera-se que os estudantes se tornem agentes críticos e cidadãos autônomos, capazes de relacionar aprendizagem e vida diária, intervindo no ambiente em que estão inseridos.

Palavras-chave


Alfabetização Científica; Ensino Fundamental; Ferramentas Pedagógicas; Câncer de Pele.



DOI: 10.3895/actio.v4n3.10504

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