Análise do uso de objetos materiais mediacionais em uma aula investigativa de ciências de cunho sociocientífico nos anos iniciais do ensino fundamental

Leandro da Silva Barcellos, Geide Rosa Coelho

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo analisar a mediação pedagógica de um professor, em uma aula investigativa de Ciências de cunho sociocientífico, com relação as suas ações com objetos materiais mediacionais. Para tanto, realizamos um estudo de caso a partir do desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativa realizada no segundo semestre de 2016, em uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Vitória no Espírito Santo. A intervenção pedagógica abordou o tema “interação radiação ultravioleta-corpo humano” que possui caráter transversal e sociocientífico, estabelecendo, portanto, uma interlocução com os pressupostos do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para a produção de dados, utilizamos a videogravação de uma aula intitulada “A Luz Negra” que tinha como atividade central uma demonstração investigativa. A atividade buscava problematizar os diferentes produtos de proteção à exposição ao sol. A gravação foi transcrita e analisada qualitativamente por meio da interlocução com autores do campo da educação em Ciências que se ancoram na teoria da ação mediada de Wertsch para discutir a relação entre a utilização de ferramentas culturais e seus significados no contexto da ação docente. Os resultados sinalizam para a ausência de ressignificações dos objetos materiais mediacionais, a qual associamos ao caráter sociocientífico da atividade. Isso levou o professor a delimitar as possibilidades de ação com os objetos para que não houvesse ressignificação, pois intencionava problematizar e discutir tecnologias presentes no cotidiano dos alunos para estabelecer uma aproximação com a realidade social deles. Consideramos que os resultados desta pesquisa podem auxiliar no processo de reflexão sobre o uso de recursos materiais que potencializam o trabalho docente em aulas envolvendo temas sociocientíficos.

Palavras-chave


Ensino de Ciências. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetos materiais mediacionais. Ação mediada. Meios mediacionais

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v4n3.10476

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

A ACTIO adota licenciamento  Creative Commons do tipo CC-BY 4.0

Redes Sociais:

facebook                             


                   


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr