O ensino de ciências nos anos iniciais com o aporte da literatura infantil de Monteiro Lobato

Márcia Márcia Priscilla Castro Lana, Fabio Augusto Rodrigues e Silva

Resumo


A literatura infantil apresenta um caráter lúdico, atrativo e imaginativo e, por essa razão, é muito usada por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para auxiliar as crianças a desenvolverem uma maior habilidade no decorrer da aquisição da leitura. Esse suporte pode ser utilizado de maneira ampla e irrestrita em várias situações, como em aulas que tratem de conteúdos relacionados às Ciências Naturais. Este trabalho se propõe a descrever e analisar o processo de ensino e de aprendizagem de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental, propiciado por uma atividade que utilizou a literatura infantil para trabalhar conteúdos científicos. Esta pesquisa teve como sujeitos alunos de uma escola pública de uma cidade do interior de Minas Gerais, matriculados no terceiro ano do Ensino Fundamental; efetuou-se a utilização de contos do escritor Monteiro Lobato para o desenvolvimento da atividade. Os turnos de falas foram selecionados a fim de comprovar, por uma análise microgenética, as transformações nas falas que demonstrem a ludicidade, a criatividade e a imaginação mobilizadas pelas histórias e que foram importantes para evidenciar indícios de aprendizagem de ciências. Essa característica de despertar a imaginação própria dos produtos literários é propícia para a aprendizagem da referida disciplina, que, em muitos conteúdos, requer abstração para a compreensão dos fenômenos naturais. Destaca-se que a obra de Monteiro Lobato, utilizada para a atividade, se mostrou uma ferramenta importante, pois se constituiu em um amplificador cultural que permitiu a construção de significados pelas crianças. Essa atividade foi elaborada para os anos iniciais do Ensino Fundamental, mas poderia ser adaptada para outros níveis de ensino.

Palavras-chave


Letramento Científico; Literatura Infantil; Ensino de Ciências; Ensino Fundamental

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v4n3.10448

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

A ACTIO adota licenciamento  Creative Commons do tipo CC-BY 4.0

Redes Sociais:

facebook                             


                   


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr