A roda de conversa como estratégia para o desenvolvimento de pensamento crítico

Tássia Alexandre Teixeira Bertoldo, Edson José Wartha

Resumo


Com o objetivo de avaliar as rodas de conversa como estratégia para o desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico, foram realizadas três rodas de conversa com cinco turmas do 7º ano do Ensino Fundamental tendo como tema gerador “A vida de Darwin”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação. O registro foi feito em gravação audiovisual, transcrito e discutido a partir do método de análise de conteúdo. Algumas ideias se destacaram, sendo possível a construção de categorias baseadas nas capacidades de pensamento crítico e nos questionamentos realizados nas rodas de conversa a partir da tipologia FA²IA. Os resultados indicam que é fundamental considerar o tempo de espera de resposta dos estudantes, bem como diminuir a quantidade de questionamentos e aumentar a qualidade das questões.

Palavras-chave


Roda de Conversa; Pensamento Crítico; Estratégia de Ensino

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v5n2.10431

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

A ACTIO adota licenciamento  Creative Commons do tipo CC-BY 4.0

Redes Sociais:

facebook                             


                   


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr