Reflexão da prática pedagógica: movimento que impulsiona a formação continuada em serviço
Resumo
O presente texto descreve a experiência de acompanhamento, orientação e formação continuada em serviço com professores dos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos das Escolas do Serviço Social do Comércio do estado de Pernambuco (Sesc-PE), realizada pela técnica pedagógica da Divisão de Educação e Cultura (DEC) do Sesc-PE, mediante a utilização da ferramenta pedagógica “Relatório de Intervenção Pedagógica”, suscitando uma discussão teórica acerca do registro pedagógico e a relação que estabelece com a prática reflexiva. Parte-se do entendimento de que o movimento de ação-reflexão-ação constitui a formação continuada em serviço e favorece o processo de conscientização do educador, assim como possibilita a construção da autonomia, ampliação e/ou aprofundamentos conceituais, promovendo o aprimoramento da prática pedagógica. O processo que se estabelece com o envio periódico de relatórios da prática educativa reflexiva pelos professores da Educação de Jovens e Adultos do Sesc e a análise criteriosa desses documentos pela técnica pedagógica da DEC, para construção das devolutivas, demonstram a importância e a necessidade da sistemática dos registros pedagógicos, que se configuram como instrumentos dialógicos, formativos, integradores e documentais.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v2n2.8709
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico