Disciplina e indisciplina no cotidiano e contexto escolar: um enfoque foucaultiano

Cleveron Montanarin

Resumo


Esta pesquisa tem por objetivo identificar as situações de indisciplina vivenciadas no cotidiano escolar e as medidas utilizadas pelo estabelecimento de ensino visando à manutenção e ao controle da disciplina. Tendo como principal aporte teórico o pensamento do filósofo Michael Foucault, foram analisados os instrumentos que integram a lógica pedagógica, tal como o livro de ocorrência, questionando em que medida a lógica disciplinar de formar indivíduos dóceis e úteis está presente no material pesquisado. Tal análise é de fundamental importância, na medida em que torna possível verificar se a prática pedagógica da escola está em consonância com o discurso que está materializado em seu Projeto Político-Pedagógico, onde afirma que o papel da instituição, entre outros, é de tornar os alunos autores criativos e leitores críticos.


Palavras-chave


Indisciplina escolar. Práticas disciplinares. Contexto escolar.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v1n1.3887

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr