Modelagem nas ciências e o desenvolvimento da alfabetização científica a partir da temática chuva ácida

Daniéli Vitória Goetz Pauli, Danusa de Lara Bonotto

Resumo


No presente artigo, buscamos compreender os indicadores da Alfabetização Científica (AC) mobilizados em uma prática pedagógica fundamentada nos pressupostos da Modelagem nas Ciências (MC), além de avaliar seus desafios e potencialidades. O processo de MC perpassou as etapas (i) percepção e apreensão, (ii) compreensão e explicitação, (iii) significação e expressão e abordou os conceitos presentes na temática da chuva ácida em uma turma de 1º ano do Ensino Médio na área de Química, de uma escola pública localizada na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul - RS. O corpus de análise integra as escritas, as reescritas e a confecção de cartazes por 25 alunos. A análise dos dados seguiu o procedimento de Análise de Conteúdo, envolvendo a pré-análise, a exploração do material, o tratamento e interpretação dos resultados. Os resultados demonstram a evolução da compreensão dos alunos sobre a temática no decorrer das etapas da MC, sendo que, na etapa de significação e expressão, houve maior percentual de mobilização dos indicadores da AC. Além disso, o indicador explicação obteve maior evidência na produção dos alunos. Alguns aspectos limitantes da prática foram observados como a falta de infraestrutura da escola, o não interesse de alguns alunos e o curto tempo disponível para a prática. Os indicadores da AC identificados nas produções dos alunos evidenciam as potencialidades da MC para o desenvolvimento da AC.


Palavras-chave


Ensino de Química; Ensino de Ciências; Experimentação

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v10n1.18639

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr