Modelagem nas ciências e o desenvolvimento da alfabetização científica a partir da temática chuva ácida
Resumo
No presente artigo, buscamos compreender os indicadores da Alfabetização Científica (AC) mobilizados em uma prática pedagógica fundamentada nos pressupostos da Modelagem nas Ciências (MC), além de avaliar seus desafios e potencialidades. O processo de MC perpassou as etapas (i) percepção e apreensão, (ii) compreensão e explicitação, (iii) significação e expressão e abordou os conceitos presentes na temática da chuva ácida em uma turma de 1º ano do Ensino Médio na área de Química, de uma escola pública localizada na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul - RS. O corpus de análise integra as escritas, as reescritas e a confecção de cartazes por 25 alunos. A análise dos dados seguiu o procedimento de Análise de Conteúdo, envolvendo a pré-análise, a exploração do material, o tratamento e interpretação dos resultados. Os resultados demonstram a evolução da compreensão dos alunos sobre a temática no decorrer das etapas da MC, sendo que, na etapa de significação e expressão, houve maior percentual de mobilização dos indicadores da AC. Além disso, o indicador explicação obteve maior evidência na produção dos alunos. Alguns aspectos limitantes da prática foram observados como a falta de infraestrutura da escola, o não interesse de alguns alunos e o curto tempo disponível para a prática. Os indicadores da AC identificados nas produções dos alunos evidenciam as potencialidades da MC para o desenvolvimento da AC.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v10n1.18639
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências
![Licença Creative Commons](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923