A formação docente e seu papel integrador da proposta pedagógica

Alcielle dos Santos

Resumo


O presente artigo resulta de pesquisa de mestrado profissional (SANTOS, 2016) que investigou o itinerário metodológico de coordenadores pedagógicos (CPs) em escola de educação básica, da rede particular de Santos/SP, onde a pesquisadora, esta autora, atuava como coordenadora pedagógica de Ensino Médio. Teve como objetivo olhar para os espaços de formação da escola, também como meio de coesão da proposta pedagógica. Para tanto, apresentará os achados da pesquisa que dialogam com essa ideia, analisando processos e falas de coordenadores pedagógicos e professores que viveram experiências de participação em seus processos de formação, assim como interação entre segmentos. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa como estudo de intervenção colaborativa e participante. Os sujeitos de pesquisa foram os quatro coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental 1, 2 e Médio e seis professores desses segmentos. Realizou-se a análise dos planos de formação, dos registros feitos em reuniões pedagógicas e das entrevistas realizadas. Como conceitos e referenciais teóricos que subsidiaram a análise dos tópicos destacados neste artigo, privilegiou-se: Beuret (participação), Dubar (identidade) e Placco, Placco e Souza (o papel do coordenador pedagógico e formação do adulto professor). A análise dos dados, à luz dos referenciais teóricos, perpassou uma proposta concreta para que o processo de planejamento da formação docente, coordenado pelo CP, fosse de fato participativo. Como resultados, observou-se que há entendimentos distintos do conceito de participação entre coordenadores e professores dos segmentos estudados e constatou-se que o aumento gradativo da interação entre os segmentos ampliou a coesão pedagógica da escola.


Palavras-chave


Formação; Participação; Colaboração; Coordenação pedagógica

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v3n2.8772

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim

Indexador de métricas: Google Acadêmico

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr