Limites e possibilidades da atuação de mentores nos processos de inserção profissional docente

Marilia Marques Mira, Joana Paulin Romanowski

Resumo


Este artigo objetiva analisar as possíveis contribuições de mentores nos processos de inserção docente, na perspectiva do desenvolvimento profissional dos professores iniciantes. Considera como questões: Que concepção de mentoria está presente nos programas de inserção docente existentes na realidade brasileira? Quais os limites e possibilidades de atuação dos mentores nos processos de inserção docente? A investigação é do tipo estudos de revisão sistemática para compor o estado da arte, tomando por base as indicações de Ferreira (2002), Romanowski e Ens (2006), Vosgerau e Romanowski (2014) com foco na análise de conteúdo (Bardin, 1995). O levantamento de dados foi feito no banco da CAPES, no período de 2004 a 2014, com uso dos descritores inserção profissional de professores, professores principiantes e mentoria. Os aportes teóricos tomam por referência as contribuições de Marcelo (1999; 2009; 2010); Gatti (2012), Day (2001), Reali, Tancredi e Mizukami (2008), Cornejo (2009), entre outros. Os resultados revelam a existência de poucos programas direcionados ao desenvolvimento profissional do professor iniciante no Brasil, e destes programas apenas dois contaram com acompanhamento de mentores. Nestes dois programas destaca-se que a mentoria se caracteriza pelo apoio de um docente mais experiente e com formação específica para a função; esse acompanhamento trouxe contribuições para a aprendizagem e desenvolvimento profissional dos iniciantes; os principais limites se relacionam ao pouco envolvimento das equipes escolares no processo de inserção docente e à descontinuidade dos programas. Finalmente, verifica-se que não ocorreu ainda a definição de políticas para o apoio aos iniciantes no contexto brasileiro. 


Palavras-chave


Professores iniciantes; Mentoria; desenvolvimento profissional docente

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DOI: 10.3895/rtr.v1n2.4696

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