A formação de professores como objeto de estudo de dissertações produzidas em um mestrado em educação

Priscila Larocca, Susana Soares Tozetto

Resumo


O texto apresenta pesquisa meta-analítica que objetivou descrever e analisar objetos de estudo encontrados em 54 dissertações de um Mestrado em Educação, produzidas entre 1996 a 2013, sobre formação de professores, em uma universidade pública. Os objetos de estudo foram extraídos das problematizações delimitadas em cada dissertação, os quais foram transcritos e agrupados numa tabela auxiliar e submetidos à técnica da análise de conteúdo. A partir da análise, foi possível compor 7 categorias de objetos de estudo: Formação Continuada; Currículo da Formação Inicial; Formação Inicial; Formação e Práticas Pedagógicas; Concepções, Representações Sociais e Ação Docente; Constituição, Identidade e Subjetividade de professores: História da Formação de Professores. Da análise também emergiram características referentes aos objetos de estudo das dissertações que são discutidas e questionadas: endogenia, pragmatismo, imediatismo, desprezo pela teoria, heterogeneidade e descontinuidade dos objetos de estudo. Para melhor impactar sobre políticas e práticas educacionais, conclui-se pela necessidade de superar tais aspectos, articulando e proporcionando fluxo contínuo às pesquisas e compreendendo que a formação de grupos de pesquisa nos programas de pós-graduação bem como iniciativas interinstitucionais de articulação dessas pesquisas representam um passo importante e imprescindível para atender a este propósito.  


Palavras-chave


Formação de Professores; Pesquisa Meta-analítica; Pesquisa Educacional

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v1n2.3937

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr