Letramento midiático de professores e tutores da Universidade Aberta do Brasil: o caso da Universidade Federal de Santa Catarina

Dulce Marcia Cruz

Resumo


Esta pesquisa investigou a mediação pedagógica e o letramento midiático na formação para a docência na educação a distância. Na Universidade Aberta do Brasil (UAB), o papel dos professores e tutores tem sido objeto de acirrada discussão: a divisão de tarefas, a produção de materiais didáticos e o acompanhamento e avaliação da aprendizagem através de diversas mídias exige novos processos de trabalho e oferta de formação continuada por parte da instituição. Para investigar como isso vem se dando nos cursos de licenciatura a distância da UAB foi feito um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina. A abordagem qualitativa em uma pesquisa longitudinal teve como principais instrumentos de coleta, a análise de documentos, entrevistas e aplicação de questionários a professores e tutores durante três anos. Os resultados mostraram que a formação dos professores se deu em eventos sem periodicidade, de pouca especificidade sobre a rotina da educação a distância enquanto a preparação para a mediação pedagógica aconteceu principalmente na produção do material impresso. Os tutores por seu lado receberam uma formação regular, semestral, burocrática baseada em questões técnicas e rudimentos de aspectos comunicacionais, sem considerar sua experiência, a atuação na aprendizagem dos alunos nos ambientes virtuais, minimizando sua participação na autoria dos cursos online. Nessas condições, a formação não acompanhou as necessidades dos professores e dos tutores no que se refere à mediação pedagógica e não ampliou seu letramento midiático para utilizar as mídias digitais, fortalecendo a fragmentação e enfraquecendo a função docente na EaD.


Palavras-chave


Mediação pedagógica. Educação a distância. Letramento midiático. Formação docente. Mídias digitais.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v1n2.3880

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim

Indexador de métricas: Google Acadêmico

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr