A Educação profissional e tecnológica e o programa de aprendizagem profissional: um levantamento bibliográfico

Dalila Deconto, Márcia Valéria Paixão

Resumo


Como um programa de profissionalização, transferência de renda e inserção no mundo do trabalho, a aprendizagem profissional, também conhecida como Programa Jovem Aprendiz, coaduna políticas de juventude, emprego e renda. Além dos benefícios sociais, o programa oferece também benefícios à economia, uma vez que representa ao empresariado mão de obra mais barata em troca de qualificação profissional. Apesar do crescimento, as pesquisas sobre aprendizagem profissional ainda não são tão numerosas e partem de diferentes áreas do conhecimento, e mesmo quando partem de áreas comuns à educação, ainda não a relacionam necessariamente à educação profissional e tecnológica (EPT), o que leva à questão de quanto a aprendizagem profissional é considerada a partir da perspectiva da educação profissional e tecnológica. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi quantificar, a partir de um levantamento bibliográfico, os trabalhos sobre a aprendizagem profissional que falam do programa relacionando-o ao campo do conhecimento da educação profissional e tecnológica, a fim de direcionar uma discussão sobre a necessidade de maior aproximação da produção de conhecimento sobre a aprendizagem profissional e a EPT. Reaplicamos um levantamento bibliográfico sobre o programa de aprendizagem profissional apresentado em uma dissertação e buscamos no material encontrado alguma referência à EPT. Constatamos que as pesquisas em EPT precisam explorar mais o programa de aprendizagem e considerá-lo de modo mais imediato como uma de suas modalidades. Na mesma medida, as instituições formadoras dos programas de aprendizagem devem se apropriar das teorias da EPT e aprimorar suas práticas de formação continuada.


Palavras-chave


Programa de Aprendizagem Profissional; Jovem Aprendiz; Educação Profissional e Tecnológica; Levantamento Bibliográfico.

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DOI: 10.3895/rtr.v10n0.20176

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