Percepções sobre o YouTube: explorando canais que ensinam Matemática para surdos em uma perspectiva bilíngue
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar canais do YouTube que compartilham vídeos em Língua Brasileira de Sinais para o ensino de Matemática em uma abordagem bilíngue, voltados para o aprendizado de alunos surdos dos Anos Iniciais. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, de caráter descritivo, cujos dados constituem um recorte da dissertação de Mestrado, em andamento, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Este trabalho relata a investigação de 12 canais da plataforma YouTube direcionados ao ensino de Matemática para estudantes surdos. Como resultado dessa proposta metodológica foram selecionados dois canais: o MathLibras e o Sala 8. O processo de análise dos canais e o material disponibilizado no YouTube foi estruturado a partir do referencial teórico relacionado à visualidade no processo de ensino e na educação bilíngue para surdos. Como resultado deste estudo se observa um número reduzido de produções que atendam a modalidade de educação bilíngue, principalmente para alunos surdos dos Anos Iniciais. Entendemos que, estudos relacionados à educação bilíngue podem contribuir significativamente à inclusão do surdo no contexto educacional, propiciando a criação de uma base de conhecimento relacionado à Matemática, imprescindível ao desenvolvimento na vida escolar.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v10n0.20136
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 CC-BY

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico