Percepções sobre o YouTube: explorando canais que ensinam Matemática para surdos em uma perspectiva bilíngue

Juliane Alves Ribeiro de Moura, Thais Philipsen Grutzmann

Resumo


O objetivo deste estudo foi investigar canais do YouTube que compartilham vídeos em Língua Brasileira de Sinais para o ensino de Matemática em uma abordagem bilíngue, voltados para o aprendizado de alunos surdos dos Anos Iniciais. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, de caráter descritivo, cujos dados constituem um recorte da dissertação de Mestrado, em andamento, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Este trabalho relata  a investigação de 12 canais da plataforma YouTube direcionados ao ensino de Matemática para estudantes surdos. Como resultado dessa proposta metodológica foram selecionados dois canais: o MathLibras e o Sala 8. O processo de análise dos canais e o material disponibilizado no YouTube foi estruturado a partir do referencial teórico relacionado à visualidade no processo de ensino e na educação bilíngue para surdos. Como resultado deste estudo se observa um número reduzido de produções que atendam a modalidade de educação bilíngue, principalmente para alunos surdos dos Anos Iniciais. Entendemos que, estudos relacionados à educação bilíngue podem contribuir significativamente à inclusão do surdo no contexto educacional, propiciando a criação de uma base de conhecimento relacionado à Matemática, imprescindível ao desenvolvimento na vida escolar.


Palavras-chave


YouTube; Ensino Bilíngue; Surdez; Visualidade.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v10n0.20136

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr