O ensino de Língua Inglesa na perspectiva discursiva: aspectos da produção do livro didático para crianças na rede municipal de Vitória- ES

Ivan Cardoso Oliose, Joselma De Souza Mendes Rizzo

Resumo


Este artigo descreve e também analisa, o processo de produção, o material produzido e a implementação do livro didático intitulado “English Generation” elaborado para os estudantes do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental matriculados nas escolas municipais de Vitória, no Espírito Santo. Para tanto, utiliza a perspectiva bakhtiniana da linguagem, mesma perspectiva utilizada como base para a produção. Nesse sentido, o estudo, qualitativo e metodologicamente documental, toma o texto como elemento-chave para a análise dos dados, e inclui como ferramentas: o próprio livro didático, a avaliação dos professores feita durante os encontros de formação continuada, além de um questionário a que os docentes responderam sobre sua análise do material. Os resultados indicam que o livro didático produzido difere da perspectiva tradicional de ensino, pois explora o texto em suas múltiplas dimensões, mas também apontam as dificuldades quanto à implementação, especialmente, em relação ao ensino e à aprendizagem crítica de inglês.


Palavras-chave


Ensino de Língua Inglesa; Ensino Fundamental; Livro didático; Perspectiva discursiva;

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v10n0.20049

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr