Relações entre o PNLD e os livros didáticos de Matemática: uma metassíntese qualitativa baseada em pesquisas

Douglas Ribeiro Guimarães, Beatriz Fernanda Litoldo, Rúbia Barcelos Amaral, Ana Paula Perovano, Luciana Vieira Andrade

Resumo


O presente estudo busca compreender como a discussão no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é abordada em algumas pesquisas sobre livros didáticos de Matemática no Brasil. O PNLD, além de garantir o acesso a materiais didáticos, influencia diretamente o conteúdo, a estrutura e a abordagem pedagógica dos livros, evidenciando que esses materiais não são neutros, mas produzidos dentro de um contexto ideológico e político. As diretrizes do Programa não apenas estruturam aspectos pedagógicos e logísticos, mas também articulam dimensões econômicas, políticas e sociais sob o discurso de garantia de uma educação de qualidade para todos. A pesquisa adota a metassíntese qualitativa como metodologia para analisar estudos que tecem discussões no âmbito do PNLD, considerando aspectos como a normatização curricular, a formação docente, o impacto do Programa na prática pedagógica, entre outros. Os resultados apontam que o PNLD funciona como um mecanismo de regulação educacional, delimitando não apenas o que deve ser ensinado, mas também como os conteúdos são apresentados. Além disso, há desafios na sua implementação, como problemas logísticos e o desconhecimento dos professores sobre o funcionamento do Programa e seus critérios de seleção. Dessa forma, o estudo evidencia que compreender o PNLD vai além da análise de sua função avaliativa e distributiva, exigindo uma reflexão crítica sobre seu papel na construção do conhecimento matemático e sua influência nas práticas pedagógicas no Brasil.


Palavras-chave


Políticas públicas; Currículo escolar; Formação docente.

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DOI: 10.3895/rtr.v10n0.20028

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