Educação ambiental dialógica e jogos eletrônicos: o uso do TheoTown como ferramenta de justiça ambiental em escolas públicas
Resumo
A crise ambiental e as desigualdades socioespaciais em territórios periféricos, como Nova Iguaçu (RJ), exigem políticas públicas que unam reflexão crítica e ação prática. Este estudo investiga o potencial da Educação Ambiental Dialógica (EAD), ancorada na pedagogia freireana, articulada ao jogo TheoTown para discutir desafios urbanos e ambientais. Por meio de oficinas com estudantes, combinou-se simulações digitais (gestão de cidades virtuais), debates coletivos e atividades práticas, visando desnaturalizar a degradação ambiental e promover justiça socioespacial. Os resultados revelaram uma mudança na percepção dos alunos: de uma visão reducionista de "meio ambiente" (ligada à natureza intocada) para uma compreensão crítica que integra urbanização, desigualdades e políticas públicas. A simulação de dilemas como alocação de lixões e poluição no jogo, mediada pelo diálogo, incentivou propostas reais, como campanhas por saneamento básico. Conclui-se que a EAD, aliada a tecnologias, transforma a sala de aula em espaço de mobilização comunitária, capacitando jovens a atuarem como agentes políticos. A pesquisa reforça a necessidade de institucionalizar práticas pedagógicas que articulem tecnologia e crítica socioambiental em contextos vulneráveis.
Palavras-chave
Educação Ambiental; Dialógica Justiça; Ambiental Jogos Eletrônicos Educativos.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v10n0.20015
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 CC-BY

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico