As tecnologias como ferramenta de emancipação e autonomia na Educação de Jovens e Adultos: um estudo bibliográfico
Resumo
Neste artigo são apresentados os resultados de um estudo que teve por objetivo analisar os artigos publicados na Revista Científica e-Curriculum e na Revista EJA em Debate, entre os anos de 2010 a 2023, que versam sobre o uso das tecnologias na Educação de Jovens e Adultos no Brasil para compreender se essas tecnologias foram entendidas como ferramenta para a promoção da emancipação e autonomia dos alunos da EJA/Proeja. Esta pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico teve como aporte teórico o referencial histórico-crítico. Como procedimento metodológico, foi utilizada a busca booleana tendo como filtros os descritores: “Educação de Jovens e Adultos” e “tecnologia” e foram encontrados 32 artigos nas referidas revistas (06 da Revista Científica e-Curriculum e 26 da Revista EJA em debate). A análise realizada mostrou que, no período analisado, foi reduzido o número de artigos publicados envolvendo a relação entre a EJA às tecnologias. Contudo, os artigos analisados apontam para relevantes debates teóricos e reflexões acerca da realidade histórico-social desses sujeitos e de variadas iniciativas nacionais de práticas educativas voltadas que integram na EJA o uso das tecnologias com viés emancipatório.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v10n0.20009
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 CC-BY

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico