As tecnologias como ferramenta de emancipação e autonomia na Educação de Jovens e Adultos: um estudo bibliográfico

Renata Venturim Bernardino, Mayra Zacarias, Elana Simone Schiavo Caramano

Resumo


Neste artigo são apresentados os resultados de um estudo que teve por objetivo analisar os artigos publicados na Revista Científica e-Curriculum e na Revista EJA em Debate, entre os anos de 2010 a 2023, que versam sobre o uso das tecnologias na Educação de Jovens e Adultos no Brasil para compreender se essas tecnologias foram entendidas como ferramenta para a promoção da emancipação e autonomia dos alunos da EJA/Proeja. Esta pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico teve como aporte teórico o referencial histórico-crítico. Como procedimento metodológico, foi utilizada a busca booleana tendo como filtros os descritores: “Educação de Jovens e Adultos” e “tecnologia” e foram encontrados 32 artigos nas referidas revistas (06 da Revista Científica e-Curriculum e 26 da Revista EJA em debate). A análise realizada mostrou que, no período analisado, foi reduzido o número de artigos publicados envolvendo a relação entre a EJA às tecnologias. Contudo, os artigos analisados apontam para relevantes debates teóricos e reflexões acerca da realidade histórico-social desses sujeitos e de variadas iniciativas nacionais de práticas educativas voltadas que integram na EJA o uso das tecnologias com viés emancipatório.


Palavras-chave


Educação; EJA; Tecnologias.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v10n0.20009

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr