O uso das TDICs na produção do saber docente: comunidades do whatsapp como ferramenta de apoio à prática pedagógica

Samuel Pires Melo, Dapheny Santos Cardoso, Kelvin Belchior Santos

Resumo


Este estudo analisa a produção do saber docente por meio do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), com foco nas redes de cooperação em comunidades de WhatsApp. Embora essas comunidades se configurem como ferramentas de apoio à prática pedagógica, permitindo o compartilhamento de recursos como planos de aula, mentorias e links, é necessário problematizar seu uso. A pesquisa, de abordagem qualitativa, investigou uma comunidade de docentes no WhatsApp, identificando que, apesar de facilitarem a reflexão e a colaboração entre professores, essas redes também podem reproduzir desigualdades de acesso e domínio tecnológico, além de reforçar práticas pedagógicas tradicionais sem uma reflexão crítica sobre seu impacto. Os resultados indicam que, embora as redes de cooperação sejam válidas para a construção contínua do saber docente, seu potencial transformador depende de mediações pedagógicas intencionais e da superação de desafios como a superficialidade das interações e a falta de formação específica para o uso crítico das TDICs. Conclui-se que, embora promissoras, essas comunidades exigem um olhar crítico sobre suas limitações e possibilidades, visando uma integração mais efetiva e reflexiva das tecnologias na formação docente.

Palavras-chave


Saber docente; Comunidades virtuais; Colaboração docente; Prática pedagógica

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v10n0.19988

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr