Juventudes, mundo do trabalho e suas relações com a leitura: um olhar sobre os estudantes do EMI
Resumo
Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar as relações entre juventude, leitura e mundo do trabalho no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI), com foco nos estudantes do curso técnico em Biotecnologia do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Campus Formosa. A fundamentação teórica baseia-se em autores como Leão (2011), Dayrell (2003), Saviani (2007) e Kleiman (2016). Discute-se a juventude como um processo socialmente construído, suas relações com a leitura e a importância da educação na formação integral do indivíduo. A metodologia utilizada incluiu entrevistas semiestruturadas com estudantes e professores. Para análise dos resultados, discussão e interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. O estudo enfatiza a necessidade de integrar conhecimento técnico e formação humanística, destacando que a escola deve preparar o jovem estudante não apenas para o mundo do trabalho, mas também desenvolver o pensamento crítico por meio da leitura. Como resultado obtido, identificou-se que os alunos reconhecem a leitura como uma ferramenta essencial para interpretação e transformação da realidade, embora ainda enfrentem barreiras na compreensão e análise crítica de textos.
Palavras-chave: Juventudes. Mundo do trabalho. Leitura. Ensino Médio Integrado.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v10n0.19987
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 CC-BY

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico