O papel do professor no ensino-aprendizagem de línguas frente ao advento da inteligência artificial
Resumo
Este artigo investiga a percepção de professores de línguas sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) no ensino, analisando sua aplicação pedagógica e os desafios envolvidos. Fundamentado em conceitos da Linguística e da Sociolinguística Interacional, o estudo aborda a mediação do professor e os impactos da IA na interação em sala de aula. A pesquisa foi conduzida em uma escola de ensino médio em Minas Gerais, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que os docentes reconhecem as vantagens da IA, como a personalização do ensino e a acessibilidade, mas expressam preocupações sobre a dependência tecnológica e seus impactos na criatividade e nas habilidades sociais dos alunos. Conclui-se que a IA pode ser uma ferramenta pedagógica eficaz quando integrada de forma equilibrada e ética, sem substituir o papel essencial do professor.
Palavras-chave
Inteligência Artificial; Ensino de línguas; Linguística.
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PDFDOI: 10.3895/rtr.v10n0.19956
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Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
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