Concepções de Tecnologia e Politecnia em um Curso de Informática: por uma Cultura do Software Livre
Resumo
O artigo visa analisar as concepções de tecnologia no Projeto Pedagógico do Curso de Informática Integrado ao Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio XXXXXXX, com vistas a identificar conexões entre o Currículo Integrado que potencializem a produção de uma Cultura do Software Livre (CSL). Para o desenvolvimento do estudo, inicialmente, foi elaborado uma pesquisa bibliográfica na obra de Álvaro Vieira Pinto - “O conceito de Tecnologia” (v. 1, 2005), construindo uma triangulação entre as acepções de tecnologia relacionadas com a ideia de Currículo integrado e, vislumbrando, a elaboração de uma CSL. Posteriormente, foi elaborada uma análise do Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio identificando as principais técnicas que contribuem com a CSL. Como resultado foram apresentados elementos que evidenciam a constituição da CSL mais do que apenas usos e produções de artefatos, podendo ser aprimorada e ampliada nos diferentes componentes curriculares do curso.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v10n0.19914
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 CC-BY

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico