Instrumento de avaliação de material didático para ensino de leitura e escrita para surdos

Drielle Hipólito de Moraes, Fernanda Beatriz Caricari de Morais

Resumo


Esse artigo visa apresentar um instrumento para avaliação de materiais didáticos (MD) e ensino de leitura e escrita para aprendizes surdos. Essa proposta emergiu da falta de estudos e da urgência em disponibilizar critérios de avaliação de MDs para os educadores. Baseando-se nos estudos realizados na da disciplina de Avaliação e Elaboração de Materiais Didáticos, pertencente ao Mestrado Profissional em Educação Bilíngue para Surdos do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES, juntamente com as referências de Dias (2016), Bandeira (2009), Rojo (2013), Moraes e Muniz (2024) e outros estudiosos, elaborou-se um instrumento de avaliação (checklist) fundamentado em princípios teóricos e metodológicos baseados na modalidade de educação bilíngue para surdos. A checklist se aplica no Livro Didático Trilhas de Aprendizagens - Volume 2, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Os resultados indicam que, mesmo com a elaboração feita por uma equipe especializada e com base em legislações que favorecem a Libras, o material ainda carece de melhorias em representatividade cultural, adequação dos conteúdos e inclusão de recursos visuais, essenciais para a aprendizagem dos surdos. Espera-se que a pesquisa auxilie os educadores na escolha do melhor MD que atendam às necessidades dos aprendizes surdos.

Palavras-chave


Avaliação de livros didáticos; Educação bilíngue para surdos; Livro didáticos de Libras/português.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v10n0.19898

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr