Letramento Digital na Educação Profissional e Tecnológica: uma Revisão Integrativa

Loeide de Jesus Bezerra Bueno, Luciana Dos Santos Rosenau

Resumo


O presente artigo relaciona o histórico dos avanços da tecnologia com a importância do docente e técnicos administrativos dominá-las para desenvolver seu letramento digital. O objetivo deste estudo é investigar como o letramento digital dos docentes e técnicos administrativos da educação está sendo abordado nas dissertações disponíveis no Observatório do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), para identificar as principais tendências, desafios e contribuições para a prática pedagógica na Educação Profissional e Tecnológica. Realizou-se uma pesquisa de revisão integrativa que é um método que sintetiza conhecimentos de diferentes estudos sobre o tema específico, neste caso o letramento digital dos docentes e técnicos administrativos, oferecendo uma visão mais ampla e profunda sobre o assunto em questão. Para analisar os dados qualitativos obtidos neste artigo utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2016) que é uma metodologia utilizada para interpretar e extrair os dados das dissertações encontradas na string de busca na plataforma do Observatório do ProfEPT. O estudo revelou que o foco das investigações sobre o letramento digital  das dissertações não está na formação de servidores e sim na usabilidade de sistemas pelos discentes em sala de aula, no entanto enfatiza-se que é necessário reconhecer que o letramento digital, no contexto escolar, não é uma sequência linear de habilidades apenas do discente. Conclui-se que que o letramento precisa ser um conjunto de conhecimento global, como um entrelaçado e mutuamente apropriável de todos os servidores, docentes e técnicos administrativos, pois envolvem sistemas externos que influenciam na pratica pedagógica das aulas.


Palavras-chave


Formação docente; prática pedagógica; letramento digital

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DOI: 10.3895/rtr.v10n0.19890

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