Relato sobre a criação de um podcast sobre Direitos Humanos: Educação, Tecnologia e Cidadania

Francisco de Paulo D'Avila Júnior

Resumo


Este relato de experiência aborda um projeto pedagógico experimental realizado em 2022 com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual mineira, no contexto da implementação do Novo Ensino Médio. O projeto teve como objetivo promover reflexões críticas e a construção de conhecimentos sobre os Direitos Humanos, articulando teoria e prática na disciplina eletiva Práticas Comunicativas. A metodologia empregou a produção de um podcast como ferramenta de ensino. Os estudantes participaram de todas as etapas do processo, desde a definição dos temas – que incluíram igualdade de gênero, racismo, liberdade de expressão e direito à educação – até a pesquisa, redação de roteiros, gravação e edição dos episódios. Essa abordagem ativa e colaborativa foi planejada para incentivar o protagonismo juvenil, desenvolver habilidades comunicativas e tecnológicas, e reforçar a consciência cidadã. A prática revelou o potencial das tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas para estimular aprendizagens significativas, além de promover a autonomia e o trabalho em equipe. Conclui-se que atividades como a produção de podcasts são eficazes para engajar os estudantes, promover competências comunicativas e fortalecer valores relacionados aos Direitos Humanos, contribuindo para uma formação cidadã alinhada às demandas da sociedade atual.


Palavras-chave


Podcast; Direitos Humanos; Educação; Tecnologias na Educação.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v10n0.19859

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr