Tecnologia e comunicação na educação do século XXI

Bruna Andrade Costa Esperandim, Mafalda Nesi Francischett, Vanice Schossler Sbardelotto

Resumo


Este artigo traz um recorte da pesquisa efetivada durante o mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE, linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e formação de professores – Unioeste- Francisco Beltrão. O objetivo principal foi avaliar a apropriação e a incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), pelos professores da rede municipal de Francisco Beltrão-PR. A investigação seguiu orientada pelo materialismo histórico-dialético e como instrumentos de coleta de dados foram realizados questionários com 25 professores, regentes de turmas de quartos anos do Ensino Fundamental, que atuaram no  período de 2020 a 2021. Os dados foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin, estruturada em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Foram identificadas as categorias que elucidaram os modos de apropriação das TDICs, os desafios enfrentados pelos professores e as estratégias metodológicas adotadas para viabilizar o ensino remoto emergencial. Os resultados apontam que, embora as TDICs tenham se tornado imprescindíveis, no contexto pandêmico, o processo de integração dessas tecnologias foi permeado por improvisações e dificuldades. Concluímos que a integração efetiva das TDICs, nas práticas pedagógicas, requer esforço coletivo e que inclua a implementação de políticas públicas voltadas à equidade no acesso às tecnologias, investimentos em infraestrutura escolar e programas de formação continuada para docentes. Essas medidas são fundamentais para transformar as TDICs em ferramentas efetivas de inovação e inclusão no processo educativo.


Palavras-chave


TDICs;Apropriação tecnológica;Incorporação tecnológica na educação

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DOI: 10.3895/rtr.v10n0.19827

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