Alfabetização Científica E Tecnológica E Ensino De Ciências: Mapeamento De Produtos Educacionais Na Perspectiva Da Design Science Research
Resumo
Este estudo objetiva mapear produtos educacionais desenvolvidos pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), focando na Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). Utilizou-se a metodologia de mapeamento sistemático, seguindo uma adaptação das etapas propostas por Kitchenham (2004): planejamento, seleção e síntese dos dados. Foram incluídos produtos que abordam explicitamente a ACT, excluindo aqueles sem clareza metodológica ou não direcionados ao ensino de ciências. Os achados destacam a eficácia da Design Science Research (DSR) no desenvolvimento de artefatos educacionais inovadores, alinhados com a resolução de problemas práticos. A análise dos produtos selecionados revelou sua relevância e aplicabilidade em contextos educacionais. Concluímos que a ACT é essencial para formar cidadãos críticos e a DSR é uma abordagem promissora para criar produtos educacionais de qualidade. Este estudo contribui para a compreensão da aplicação da DSR na educação, destacando sua importância na promoção de um ensino de ciências mais dinâmico e adaptativo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v10n0.19819
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 CC-BY

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico