Alfabetização Científica E Tecnológica E Ensino De Ciências: Mapeamento De Produtos Educacionais Na Perspectiva Da Design Science Research

Juliete Gomes Póss Asano, Juliana Martinez Rodrigues, Priscila Caroza Frasson Costa

Resumo


Este estudo objetiva mapear produtos educacionais desenvolvidos pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), focando na Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). Utilizou-se a metodologia de mapeamento sistemático, seguindo uma adaptação das etapas propostas por Kitchenham (2004): planejamento, seleção e síntese dos dados. Foram incluídos produtos que abordam explicitamente a ACT, excluindo aqueles sem clareza metodológica ou não direcionados ao ensino de ciências. Os achados destacam a eficácia da Design Science Research (DSR) no desenvolvimento de artefatos educacionais inovadores, alinhados com a resolução de problemas práticos. A análise dos produtos selecionados revelou sua relevância e aplicabilidade em contextos educacionais. Concluímos que a ACT é essencial para formar cidadãos críticos e a DSR é uma abordagem promissora para criar produtos educacionais de qualidade. Este estudo contribui para a compreensão da aplicação da DSR na educação, destacando sua importância na promoção de um ensino de ciências mais dinâmico e adaptativo.


Palavras-chave


Alfabetização Científica e Tecnológica; Design Science Research; Produtos Educacionais; Inovação Educacional.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v10n0.19819

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr