A construção do Diciosinalário de Conceitos Históricos e o uso do livro e recursos didáticos no ensino bilingue de História a surdos e ouvintes
Resumo
O presente estudo, fruto de uma pesquisa no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), traz, em seu escopo, a análise de duas obras de História para o Ensino Médio por nós utilizada na formatação das aulas numa perspectiva bilingue de surdos numa turma de 3ª série de uma escola da rede estadual de ensino em Cajazeiras, na Paraíba. O objetivo de nosso escrito é analisar, no campo do Ensino de História, saberes que articulem o papel social do professor e a utilização do livro e recursos didáticos na educação básica e no ensino de História num formato bilingue a surdos e ouvintes, fomentando, assim, a consciência histórica a partir da experiência vivenciada através da aplicação do Diciosinalário de Conceitos Históricos, produto final de nossa pesquisa de mestrado. Para tal destacamos, como referencial teórico no campo do Ensino de História com Cerri (2022), Caimi (2011), Rüsen (2016), bem como Silva (2014), o qual ancoramos o nosso olhar sobre a função (social) do livro didático de História. Na pesquisa, constatamos que os livros didáticos são formatados para um público ouvinte, o que nos possibilitou buscar, para as aulas, ao longo da construção do Diciosinalário de Conceitos Históricos, recursos didáticos, tais como vídeos e outros materiais, a fim de atender às necessidades do público surdo e proporcionar uma experiência de um ensino bilingue (e inclusivo).
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v10n0.19754
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 CC-BY

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico