Impacto da associação de duas intervenções educativas no desenvolvimento de habilidades de humanização

Luciene Rodrigues Barbosa

Resumo


A humanização do cuidado é fundamental na prática de Enfermagem, especialmente na Atenção Básica, onde o contato direto com o paciente exige habilidades de comunicação, empatia e decisões centradas no indivíduo. Este estudo objetivou avaliar o impacto de metodologias ativas, como a problematização baseada no Arco de Maguerez, simulação prática e uso de recursos audiovisuais, no desenvolvimento de habilidades de humanização entre estudantes de nível técnico em Enfermagem. Participaram 24 estudantes, majoritariamente do sexo feminino e na faixa etária de 19 a 21 anos. A intervenção educativa incluiu discussões em grupo, exibição de um curta-metragem sobre humanização e simulações práticas com manequins e atores. Os resultados mostraram melhorias significativas nas competências de comunicação clara e empática e no respeito às opiniões e escolhas dos pacientes. No entanto, não houve mudanças significativas em áreas como capacidade de ouvir, suporte emocional e envolvimento dos pacientes nas decisões. As limitações incluem o pequeno tamanho da amostra e o curto período de avaliação pós-intervenção. Conclui-se que a integração de metodologias ativas e recursos audiovisuais pode contribuir para o aprimoramento das habilidades de humanização em estudantes de Enfermagem, reforçando a importância de estratégias educacionais inovadoras na formação de profissionais competentes e humanizados.


Palavras-chave


Humanização da Assistência; Educação em Enfermagem; Metodologias Ativas; Simulação Prática; Formação Profissional.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v10n0.19122

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr