Corpo, espaço e aprendizagem: uma experiência didática à luz da pedagogia histórico-crítica.

Ana Cecília Estevão, Adriano Gonçalves Silva

Resumo


A partir das conexões possíveis entre as unidades curriculares “Ateliê de ensino – estratégias e métodos de aprendizagem ativa” e “Corpo, Cultura e Educação”, vislumbrou-se possibilidades de encontros entre a construção de metodologias de ensino e aprendizagem e a reflexão sobre o lugar do corpo na educação. Assim, objetivou-se, neste trabalho, possibilitar a discussão e vivência da relação corpo, espaço e aprendizagem tendo a pedagogia histórico-crítica como escolha metodológica. A experiência didática foi realizada em cinco momentos: 1. Prática social inicial, 2. Problematização, 3. Instrumentalização, 4. Catarse e 5. Prática social final. As diferentes realidades relatadas pelos participantes revelaram questões relacionadas não só às metodologias tradicionais, mas também à arquitetura das escolas que busca moldar as práticas docentes, bem como disciplinar os corpos dos escolares. Nesse sentido, os docentes mobilizaram a possibilidade de realizar ações que interferissem nos pequenos acontecimentos próprios do contexto no qual estão inseridos. De uma forma geral, a prática proposta evocou os conhecimentos prévios dos docentes envolvidos, a potencialidade de suas experiências e problematizações e a disposição em aprender e reconstruir práticas.


Palavras-chave


corpo; espaço; aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v9n0.18235

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

Revista Transmutare

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM

Indexador de métricas: Google Acadêmico

Instagram: https://www.instagram.com/revista.transmutare

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr