Corpo, espaço e aprendizagem: uma experiência didática à luz da pedagogia histórico-crítica.
Resumo
A partir das conexões possíveis entre as unidades curriculares “Ateliê de ensino – estratégias e métodos de aprendizagem ativa” e “Corpo, Cultura e Educação”, vislumbrou-se possibilidades de encontros entre a construção de metodologias de ensino e aprendizagem e a reflexão sobre o lugar do corpo na educação. Assim, objetivou-se, neste trabalho, possibilitar a discussão e vivência da relação corpo, espaço e aprendizagem tendo a pedagogia histórico-crítica como escolha metodológica. A experiência didática foi realizada em cinco momentos: 1. Prática social inicial, 2. Problematização, 3. Instrumentalização, 4. Catarse e 5. Prática social final. As diferentes realidades relatadas pelos participantes revelaram questões relacionadas não só às metodologias tradicionais, mas também à arquitetura das escolas que busca moldar as práticas docentes, bem como disciplinar os corpos dos escolares. Nesse sentido, os docentes mobilizaram a possibilidade de realizar ações que interferissem nos pequenos acontecimentos próprios do contexto no qual estão inseridos. De uma forma geral, a prática proposta evocou os conhecimentos prévios dos docentes envolvidos, a potencialidade de suas experiências e problematizações e a disposição em aprender e reconstruir práticas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v9n0.18235
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico