Letramento racial: perspectivas e possibilidades das leis 10.639/03 e 11.645/08 para a educação das relações étnico-raciais – ERER na formação de professores

Janaina Ramos de Lima Figueiredo, Hugo Athanasios Fotopoulos

Resumo


Este artigo teve como objetivo analisar as diretrizes que regem as leis 10.639/03 e 11.645/08, que visa promover o letramento racial. O presente trabalho teve como pressuposto a existência de um ambiente desafiador para formação de professores com novas abordagens sobre o tema. Para realização desta pesquisa, o método escolhido foi levantamento bibliográfico. A exploração de documentos e a seleção dos autores deram subsídios para o desenvolvimento do método de estudo comparativo de Gonzalez (2008) e Schneider e Schmitt (1998). Como resultado, mesmo com a inserção das leis, foi possível observar dificuldades da real implementação e a presença de conteúdos escolares pouco ou nada aprofundados na realidade das questões étnico-raciais, o que revela a dificuldade de professores, gestores e instituições educacionais no processo de letramento racial.


Palavras-chave


Contexto Escolar; Letramento Racial; Formação de Professor Lei 10.639/03; Lei 11.645/08.

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DOI: 10.3895/rtr.v9n0.18127

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